TALENTO OU OPORTUNIDADE?

0
167

Encontrei, por acaso (não, não por acaso, o acaso não existe!), numa dessas pesquisas que a gente faz na internet, um texto do Corey Twitty, gerente de talentos emergentes da Netflix e pus-me a lê-lo. Um texto deveras agradável, do qual extraí uma frase para compartilhar com os leitores: “o talento está em toda parte, mas a oportunidade não”. (Corey Twitty, in: https://jobs.netflix.com/blog/i-am-because-we-are). Uma constatação óbvia, mas, nem por isso, menos importante.

O que acontece corriqueiramente é que tal constatação, embora até possa ser natural para uma ou outra pessoa mais atenta e mais humana, não é comum. Daí que a percepção do Sr. Twitty reveste-se de enorme importância. Não se pode negar que o individualismo e o egoísmo são características do sistema capitalista. Isso faz com que o mundo, em suas intrincadas relações entre as pessoas, sobretudo no mundo corporativo, não tenha muitos lugares para tais considerações.

O título do artigo já é uma pérola e chama a atenção ― “I Am Because We Are” / “Eu Sou Porque Nós Somos” ― e foi, com toda certeza, o título tão bonito que me fez parar para ler o texto. A frase que dá título ao pequeno artigo de Corey Twitty é a síntese da filosofia Ubuntu, filosofia africana que remete a princípios profundos de humanidade, generosidade, solidariedade, compaixão, compartilhamento… E o autor, com uma sensibilidade extraordinária, sintetiza numa frase exemplar a relação injusta entre talento e oportunidade.

Em A Honra do Clã esse tema não é deixado de lado. Não se trata de falar objetivamente sobre talento e oportunidade, mas de contextualizar situações onde fica evidente ao leitor atento às mensagens mais sutis da narrativa que o desenvolvimento das pessoas requer a combinação desses dois elementos que precisam se conectar na história dos indivíduos ― como na história das personagens.

Assim como alguns personagens da narrativa épica, emoldurados pela aventura e fantasia que constituem a trilogia, nós, na vida real, também dependemos da conjugação desses dois elementos ― talento e oportunidade ― para atingirmos os pontos mais elevados possíveis na nossa jornada pessoal e/ou profissional. Ubuntu é essencial! Como diz um dos personagens mais incríveis da trilogia, num diálogo no capítulo 24 do Livro Três (ainda inédito) – O Papiro do Profeta (capítulo 91 da trilogia): “somos todos interdependentes entre nós, simbióticos. Há um pensamento aqui no […]: eu sou porque você é.

Quer ir mais fundo nessas ideias? Junte-se ao Clã!

Publique seu comentário

Leia também