RELEMBRANDO A AVENTURA

0
72

O LEGADO DO PROFETA é o Livro Um da trilogia épica A Honra do Clã ― uma narrativa de aventura e fantasia ― que conta a história de povos distintos, com cultura e modo de organização política e social particulares, porém, unidos culturalmente por dois fortes liames: a língua e a religião. Esses Clãs se organizam numa espécie de federação, cujo equilíbrio precário é mantido com dificuldade.

A partir da crença comum em uma antiga profecia relativa a todos os Clãs, que prevê a unificação futura desses povos em uma grande e próspera nação, eles aguardam seu cumprimento, na expectativa do futuro promissor anunciado desde tempos muito antigos. Uma visão (revelação sobrenatural) dada a um sacerdote de um dos Clãs, num momento delicado da convivência política no continente (Nahiyar), precipita a realização de uma expedição em busca do Papiro do Profeta, livro mítico que se supõe existir no inóspito continente vizinho (Yankin).

A expedição é formada por homens e mulheres de todas as Regiões (são em número de cinco e cada Região é habitada harmonicamente por dois Clãs da mesma cultura e raça). A longa e perigosa viagem é um retrato da natureza das pessoas e da convivência humana. Personagens míticos (emprestados do folclore de vários países, de diversas partes do mundo), ganham vida e interagem com os membros dessa grandiosa expedição. Durante aproximadamente três anos eles viajam por Yankin, enquanto, em Nahiyar, as tensões sinalizam para uma guerra de grandes proporções.

Trata-se de uma obra universal. A narrativa aborda temas de enorme relevância social, como a pobreza, a justiça, a desigualdade, o meio ambiente, o racismo, o exercício do poder, a religiosidade, a posição social da mulher, a vulnerabilidade das crianças, a liberdade dos povos, bem como aspectos como honra, coragem, ambição, ética, traição, vaidade, verdade, mentira, ideologias econômicas e políticas, morte, esperança, se constituindo num grande passeio pelo universo humano.

A narrativa é muito envolvente, seja pelos diálogos de intensa profundidade, seja pelas situações que capturam imediatamente o interesse do leitor, seja pelas descrições impressionantes da geografia dos lugares e das cenas de batalhas memoráveis e duelos de tirar o fôlego, em momentos verdadeiramente cinematográficos.

Os personagens da trilogia convivem diuturnamente com o heroísmo, o perigo, as traições e a morte, movidos pela ambição, pela honra, pela coragem, pelo medo, pela fé e/ou pela esperança.

Alguns nomes de pessoas e lugares e algumas expressões são inspiradas e baseadas no idioma hauçá, uma língua africana falada atualmente por aproximadamente cinquenta milhões de pessoas.

O Legado do Profeta é o livro que introduz o leitor nessa aventura fascinante, preparando-o para penetrar num universo mágico, que o conduzirá a reflexões profundas e urgentes sobre nossa vida, nosso mundo, nossas relações e nosso tempo. A jornada dos povos de Nahiyar e de Yankin é arrebatadora exatamente porque nos leva com eles para olharmos para nosso próprio mundo, nos lembrando o passado e nos fazendo refletir sobre nosso presente e, evidentemente, projetar nosso futuro. Uma obra divertida, fantasiosa, mas, impactante. A ficção é mais real do que podemos imaginar.

Junte-se ao Clã!

Publique seu comentário

Leia também