A MAGIA DO LIVRO I

0
214

O livro é mágico! A magia do livro consiste em que ele pode operar transformações inacreditáveis no indivíduo e na sociedade. É muito comum se atribuir ao livro o poder de ampliar o conhecimento individual, melhorar a capacidade de aprendizagem de quem tem o hábito de ler, aprimorar as habilidades de escrita, e isso é fato. Entretanto, a magia do livro vai muito além dessas constatações.

O livro é um elemento indispensável na sociedade. Tanto que, quanto mais acesso ao livro tem determinado povo, mais independente, mais desenvolvido e mais feliz é esse povo. E não é só informação, transmissão de conhecimentos, História, múltiplas culturas, enfim. Embora o livro realmente preserve e transmita tudo isso — e muito mais —, constituindo-se num vetor de conhecimento imprescindível para a humanidade, é o livro o grande arauto das línguas, a vitrine universal dos idiomas.

Sabemos que a língua é o elemento fundamental da identidade de um povo, que dá ao indivíduo esse sentimento de pertencimento, que molda esse acervo cultural próprio de uma comunidade de pessoas e dá sentido à vida coletiva. E o livro faz parte desse acervo de elementos constitutivos da noção de povo, de nação, de comunidade. O livro, portanto, traz em si uma imensa carga simbólica, além da contribuição real e decisiva para o fortalecimento cultural de uma sociedade.

Mas o livro também desempenha papel de singular relevância no desenvolvimento do senso crítico dos leitores. Daí que pessoas afeitas a boas leituras são as que interpretam melhor a realidade em que vivem, compreendem melhor os conceitos que envolvem as circunstâncias que os rodeiam e, por conseguinte, estão mais aptas a agir proativamente, positivamente e conscientemente.

Publique seu comentário

Leia também