CARISMA

0
438

Segundo o dicionário, carisma é um dom natural que desperta admiração, respeito ou fascinação; é a qualidade de quem fascina ou atrai, despertando a simpatia das pessoas com as quais convive. Podemos também dizer que carisma é um conjunto de qualidades e habilidades que caracterizam algumas pessoas e fazem com que estas exerçam um efeito expressivo sobre outras. Alguns personagens de um livro são mais carismáticos que outros. É como na vida real, algumas pessoas têm mais carisma que outras. De fato, o carisma não é algo que alguém confira a outra pessoa. Ele é a soma de habilidades pessoais ou um conjunto de características intransferíveis que se sobressaem em alguém. E é justamente essa intransferibilidade, essa pessoalidade que legitima a autoridade da pessoa carismática, que torna essa pessoa um líder, que a faz ser especial e lhe proporciona visibilidade e influência.

É inegável a estreita relação que existe entre comunicação e carisma. O comunicador carismático é, sem dúvida, um comunicador poderoso, desses que arrebatam os ouvintes e conseguem atingir um elevado nível de persuasão, obtendo, por isso, com muito mais facilidade, seguidores para suas ideias e propostas. Em A Honra do Clã, uma personagem é tremendamente carismática. Chama a atenção e fascina pela sua postura, pela sua maneira, pelo seu poder de se comunicar, de influenciar, de mobilizar as pessoas. É uma notável comunicadora. Uma mulher corajosa, firme, humana e genuinamente comprometida com as pessoas à sua volta. Por isso, ela é tão querida, tão respeitada e tão importante na história.

Ao ler O Legado do Profeta você vai poder acompanhar a trajetória de Khalinny Dio, a sacerdotisa-mor do Leste, e se encantar com suas intervenções em momentos cruciais da narrativa. Vai conhecer sua relação com os Mazaunin e avaliar suas crenças e suas ideias.  Seja bem-vindo(a)!

Publique seu comentário

Leia também