AVENTURA E FANTASIA

0
170

Vamos falar um pouco de dois gêneros literários que costumam caminhar juntos. Afinal, se você está aqui é porque gosta de livros que exploram esses ingredientes em histórias eletrizantes e surpreendentes, dessas que estimulam ao extremo nossa imaginação e fazem nossas emoções darem saltos a cada página.

Num livro de aventura, os protagonistas principais vivem numa verdadeira “corda bamba”, enfrentando perigos sobre perigos, vivendo sob risco permanente, desafiando situações difíceis o tempo todo. O herói — ou heroína — tem uma missão a cumprir e, para isso, deve vencer muitos desafios, superar obstáculos e viver intensas emoções (juntamente com o leitor) para alcançar seu objetivo.

Quando falamos em fantasia, estamos tratando de um gênero que traz elementos e/ou personagens sobrenaturais, seres mitológicos, lugares mágicos, como parte da história. Normalmente, o cenário da trama é um mundo imaginário, que serve como pano de fundo para a exposição de assuntos mais amplos, abordando temáticas humanas e sociais de espectro mais geral. Essas histórias costumam trazer uma reflexão sobre o bem e o mal, o certo e o errado, o justo e o injusto, etc.

Dentre os livros de Aventura e Fantasia, cito alguns ótimos, dentre muitos: O Hobbit, de J. R. R. Tolkien; O Nome do Vento, de Patrick Rothfuss; As Crônicas de Nárnia, de C. S. Lewis; Harry Potter, de J. K. Rowling; O Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien; e, claro, A Honra do Clã, de N. O. C. Dutsen.

Publique seu comentário

Leia também