QUAL A MISSÃO DO LIVRO?

0
140

Algumas coisas têm o poder de transformar a vida das pessoas. Uma delas é o livro. Você pode até pensar que estamos falando de livros de autoajuda, mas, creia, é muito mais que isso! Um livro de contos, um livro de poesias, uma biografia, um romance, um livro de aventura, de fantasia, não importa o gênero, nem o tamanho, um livro é sempre um elemento capaz de transformar o indivíduo.

Em seu célebre poema “O Livro e a América”, Castro Alves escreveu:

“Oh! Bendito o que semeia

Livros… livros à mão cheia…

E manda o povo pensar!

O livro caindo n’alma

É germe ― que faz a palma,

É chuva ― que faz o mar.”

Eu diria que a grande missão do livro é exatamente esta: de nos fazer pensar! Embora a leitura seja uma atividade essencialmente lúdica e, por conseguinte, o livro seja um elemento que oferece diversão, distração, relaxamento, obviamente trazendo informação e conhecimento, a grande diferença do livro sobre outros meios de aquisição de conhecimento e de diversão é que ele carrega em si essa capacidade maior de influenciar a mente humana, de penetrar no interior do indivíduo e fazer pensar. E pensar é a grande tarefa do ser humano. Saber pensar, desenvolver a habilidade de pensar profundamente.

O ato de pensar desperta no indivíduo a necessidade de conhecer, e isso amplia os horizontes. É muito fácil perceber a diferença entre leitores e não leitores pela largueza de visão de mundo, pela capacidade de compreensão da realidade e interesse em se envolver com as coisas importantes, as inciativas de maior relevância para a vida em sociedade.

Em A Honra do Clã mais de um personagem é indicado como pessoa afeita à leitura. Esses personagens, naturalmente, exercem grande influência sobre os demais justamente porque são considerados homens e mulheres de saber, além de demonstrarem, na prática, essas qualidades de conhecimento amplo que tanto são úteis à coletividade. Por tudo isso e muito mais, ler é a melhor escolha.

Quer experimentar? Junte-se ao Clã!

Publique seu comentário

Leia também