O PÚBLICO-ALVO DE A HONRA DO CLÃ

0
145

Um bom livro é indicado para todas as idades e todas as épocas. Evidentemente, há limitações de interesse e até de compreensão, dependendo da temática da obra e do estilo da narrativa. Claro que há também limitações etárias, pois há livros que não são adequados para menores de idade em razão, sobretudo, do tema (limitação temática) e da forma como são narradas determinadas cenas (limitação narrativa). Citamos, como exemplo, conteúdos sexuais explícitos e conteúdos de determinado grau de violência, entre outros.

A Honra do Clã é uma trilogia épica, uma obra literária de aventura e fantasia. O que essa trilogia traz de peculiar — e, certamente, um diferencial positivo entre seus congêneres — é a abordagem profunda de diversos temas sociais, temas sensíveis, importantes e essencialmente atuais. É por isso que A Honra do Clã é interessante e atraente para um espectro mais amplo do público leitor, abrangendo mais de um nicho específico de leitores.

Ao analisar a narrativa, suas variações temáticas, a riqueza de seus personagens (que são muitos), a abordagem dos assuntos que merecem uma reflexão mais atenciosa, como, por exemplo, o racismo, as desigualdades sociais, os preconceitos em face da mulher, os abusos a crianças, sobretudo as socialmente mais vulneráveis, entre outros assuntos sérios e urgentes, sem, contudo, se desvencilhar da trama, fazendo essas questões emergirem espontaneamente no contexto da aventura, concluímos que o livro (ou os livros, já que são três) desperta interesse, principalmente, para jovens adultos e adultos.

Os jovens adultos (considerados na faixa etária entre 14 e 25 anos) têm acentuado interesse pelo gênero literário aventura e fantasia. Sentem-se atraídos, especialmente, pela busca de identificação com personagens que têm pontos de semelhança com seus desafios reais. Também procuram, em livros como A Honra do Clã — e outros do gênero — sua própria identidade, relações interpessoais sólidas e estratégias de inserção na sociedade. Além disso, a narrativa de aventura e fantasia estimula o sonho, sendo, de certa forma, um veículo de escape, ao mesmo tempo em que permite ao leitor jovem adulto explorar, ainda que metaforicamente, as questões que são levantadas e apresentadas no livro.

Entre os leitores adultos (assim considerados os acima de 25 anos), a atração se dá, sobretudo, pela apreciação da profudidade e complexidade dos temas sociais ali apresentados. A Honra do Clã explora com maestria as questões sociais mais relevantes da atualidade, discute, por meio de seus personagens, uma realidade que atravessa toda a obra, tornando-a, assim, viva e palpitante, envolta na magia da fantasia e no heroísmo arrebatador da aventura.

Por isso e muito mais, continuamos estendendo nosso convite:

Junte-se ao Clã!

Publique seu comentário

Leia também