A FEBRE MACULOSA

2
219

A literatura é, sem a menor sombra de dúvida, um fabuloso retrato da vida. Quando escrevi a trilogia épica A Honra do Clã, durante o período mais crítico da pandemia de coronavírus, descrevi um surto de uma doença pouco conhecida, provocada por uma bactéria do gênero Rickttsia e transmitida pela picada de um carrapato contaminado.

No capítulo 14 do Livro Dois ― Os Tentáculos da Terra (capítulo 49 da trilogia) ― uma estranha doença acomete os expedicionários: a febre maculosa.

“Após duas semanas viajando pelos pântanos, alguns Mazaunin começaram a adoecer e morrer. Dos que adoeciam, mais da metade morria. Tinham febre alta, dor de cabeça intensa, conjuntivite, dores musculares, insônia e dificuldade para descansar. Na maioria, apareciam manchas vermelhas nos pulsos e tornozelos. Além disso, a maior parte dos doentes apresentava a sola dos pés e as palmas das mãos inchadas e vermelhas. No estágio mais avançado, a gangrena atingia os dedos dos pés e das mãos e as orelhas. Na fase final, a paralisia que começava nos membros inferiores ia subindo pelo corpo até que eles morriam.

(…)

— Não sei o que pode ser essa terrível doença. — confessou Kai Jiu. — Alguém tem que saber do que se trata.

Todos ficaram em silêncio.

— Se não tivermos ideia do que é isso e como está se propagando, não poderemos combatê-la. — afirmou o comandante, buscando entre os presentes, com o olhar, alguém que pudesse dar uma resposta. Mas o silêncio persistia. Kai Jiu perguntou:

— Onde está Jikan Tsira? Talvez ele tenha ouvido Tsufa Mai Tsira falar algo a respeito dessa doença horrível.

(…)

Tashin Hankali buscou na memória as palavras que Mai Gani lhe dissera:

— Ela disse outras coisas. Viu sangue, muito sangue. Mas isso foi antes de falar da doença. Então, perguntei se ela estava vendo mais alguma coisa e ela respondeu que via… carrapatos, muitos carrapatos andando pelo acampamento. Sim, foi exatamente isso que ela disse. E quando lhe perguntei o que significava, foi aí que ela disse que era doença e morte.

Todos ficaram pensativos. Segundos depois, Yarima Alhaji falou:

— Há um tipo de carrapato, o carrapato-estrela, que… é isso, comandante! Febre maculosa! Os Mazaunin estão morrendo de febre maculosa.

— O que é isso? — perguntou Jimbo, o guerreiro Pedreira.

— O carrapato-estrela costuma se hospedar em cavalos e… capivaras! — exclamou Yarima, como se uma luz incidisse diretamente sobre seu cérebro. — A picada do carrapato-estrela transmite a febre maculosa. Os sintomas… Os sintomas são exatamente esses. Não há contágio entre as pessoas, só pela picada do carrapato. Só pode ser o contato com as capivaras. As caçadas têm resultado em muitas capivaras. Temos comido capivaras há dias…

— Conhece o remédio, magaji? — indagou Khalinny Dio, sua voz melodiosa e atraente fazendo todos os olhares se voltarem unânimes em sua direção.

— Bem, há alguns remédios eficazes, mas, aqui, certamente só poderíamos dispor de alho, cebola, gengibre, eucalipto e mel de abelhas.

— Então, é hora de começarmos a curar os Mazaunin. — disse Khalinny Dio, esplendorosa com sua pele negra e fresca, seu turbante roxo e a túnica roxa longa de sacerdotisa.

— Exato, sacerdotisa. — disse Yarima. — A febre maculosa é curável, sobretudo se for tratada no início. Ela dura de duas a três semanas no indivíduo e os sintomas costumam aparecer por volta de uma semana depois da picada, embora possam aparecer entre o segundo e o décimo-quarto dia. — olhou para os demais e disse: — Acho que descobrimos o nosso inimigo.

— Um carrapato! — disse Kai Jiu, balançando a cabeça. — Quem diria! — e, erguendo a voz: — Avisem os Mazaunin que a caça da capivara está proibida. Vamos instruir as curandeiras e preparar os remédios.

— Cada um limpe seus cavalos também. — sugeriu Jaghatyuán, a guerreira do Norte. — E cuidado com os carrapatos.

No dia seguinte, Kai Jiu apresentou os sintomas da febre maculosa.”

O Livro Um da trilogia épica A Honra do Clã será lançado no segundo semestre deste ano de 2023, pela Opera Editorial, em versões física e digital. O pré-lançamento deverá ocorrer em setembro ou outubro e o lançamento em novembro, na FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty. Em 2024, serão lançados os livros Dois e Três, respectivamente, Os Tentáculos da Terra e O Papiro do Profeta. Venha viver essa magnífica aventura! Junte-se ao Clã!

2 comments

    • Autor AHDC 22 agosto, 2023 at 11:00 Responder

      Valeu, Leon, obrigado!
      Entrará em pré-venda nos próximos dias, vou informar aqui e no instagram @ahonradocla.
      O lançamento oficial será em novembro, na FLIP – Festa Internacional do Livro de Paraty.
      Gratidão!
      N. O. C. Dutsen

Publique seu comentário

Leia também