DESIGUALDADE SOCIAL

0
59

Algumas questões são cruciais para a compreensão da dinâmica de cada sociedade, a maneira como seus cidadãos vivem, quais os princípios que as regem, o que é determinante para que sejam como são e quais as consequências disso tanto para a coletividade quanto para os indivíduos. O equilíbrio social é, sem dúvida, uma meta perseguida por governos, organizações e pessoas, de várias maneiras diferentes, com maior ou menor êxito, pelo mundo afora, em todas as épocas.

Nos últimos séculos, com o aperfeiçoamento tecnológico, o progresso do pensamento, o avanço das ciências, a busca pela aplicação das várias concepções filosóficas no campo da sociologia, da economia, da política, enfim, nos diversos campos que constituem o pensamento humano, as discussões a respeito desse tema essencial têm alcançado uma importância capital em todo o mundo, com amplitude jamais vista e se aprofundando cada vez mais.

Obviamente, não há fórmula mágica que tenha o condão de resolver, da noite para o dia, os problemas que estão na base da desigualdade social, mas, certamente, há métodos disponíveis, estratégias sensíveis, políticas adequadas para enfrentar e resolver o problema. Os desafios, entretanto, têm sido enormes e os obstáculos criados pelo próprio ser humano têm tornado mais difícil a realização dessa tão sonhada tarefa.

A Honra do Clã não ignora essa questão! Desde O Legado do Profeta são suscitados aspectos relacionados à desigualdade social e a abordagem é feita sob pontos de vista diferentes, para levar os leitores e leitoras à reflexão sobre o tema. É um livro de aventura, um épico maravilhoso, vibrante, alucinante, mas as personagens conversam, trocam ideias, tecem comentários, expõem seus pontos de vista, suas variadas visões de mundo e contribuem para enriquecer as reflexões a respeito de um tema que é central na sociedade contemporânea, certamente mais que em outras épocas, exatamente por conta de todas essas características dos nossos dias.

Pobreza, riqueza, fome, abundância, educação, religião — e religiosidade —, política, costumes, tudo está ali, real, palpável, visível, uma teia complexa a envolver e determinar as relações entre os Mazaunin de todas as Regiões.

Publique seu comentário

Leia também