A LITERATURA E O SONHO

0
223

O escritor português José Saramago, ganhador do Prêmio Camões, em 1995, e do Prêmio Nobel de Literatura, em 1998, autor de obras como Ensaio Sobre a Cegueira e O Homem Duplicado, fez-nos uma pergunta que merece cuidadosa reflexão: “que seria de nós se não sonhássemos?

O sonho a que se refere Saramago é, em síntese, uma projeção otimista que fazemos da realidade, um misto de esperança e desejo, uma espécie de possibilidade que, via de regra, se apresenta distante e, não raro, pouco possível. Sonhar pode ser entendido como aspirar algo, antever, imaginar um futuro. O sonho é o motor do ser humano. O indivíduo que vive, sonha. O sonho é o alicerce, a base, o fundamento primeiro de qualquer realização. O sonho antecede o plano.

Tudo que o ser humano criou até hoje foi um dia um sonho. Muitas das realizações humanas foram, um dia, um sonho considerado por muitos como algo simplesmente impossível. A esse respeito, Lênin disse: “é preciso sonhar, mas com a condição de crer em nosso sonho”. O sonho não é a ação em si, mas o combustível da ação. O sonho não realiza, o sonho move; a ação realiza. Por isso, é preciso sonhar, porém, não apenas sonhar, mas, também, acreditar no sonho.

A literatura é o mundo do sonho. Castro Alves sonhou com um mundo sem escravidão e expressou seu sonho em versos fortes e belos; Zola sonhou com um mundo sem exploração dos pobres e escreveu duras denúncias a esse respeito; Lewis sonhou com um evangelho acessível e trouxe para adultos e crianças as suas esperanças; Júlio Verne sonhou com o futuro, e deu à humanidade um vislumbre de suas infinitas possibilidades. Todos esses escritores e muitos e muitos outros compartilharam com as pessoas de inúmeras gerações e lugares a grandeza e a beleza de seus sonhos.

A Honra do Clã é uma carruagem que transporta sonhos! Em suas páginas deslizam sonhos de vários matizes, de muitos tamanhos, que olham em diversas direções. Myra Kora sonha com uma pátria unida, Mai Karfi sonha em conquistar terras, Leken Asiri sonha em ser alguém, Ajiyar Wuri sonha com a glória, Rempt Perengondén Bravacosta sonha em cavalgar o Cavalo dos Deuses e alguns sonham em se tornar o imperador…

Venha sonhar com esses personagens fabulosos e compartilhar seus sonhos.

Junte-se ao Clã!

Publique seu comentário

Leia também