A DANÇARINA DO VENTO

0
239

O Clã Rios, um dos Clãs do Norte, possui, como armas tradicionais, o arco e flecha e o bastão. A tríade de guerreiros desse Clã é composta por dois homens e uma mulher, a habilidosa guerreira Jaghatyuán, conhecida como A Dançarina do Vento. Jaghatyuán é tida por todos como a maior das guerreiras de Nahiyar, uma verdadeira lenda entre os povos do continente.

Jaghatyuán é invencível na luta com o bastão. Rápida, eficiente, dona de reflexos impecáveis, agilidade e força, conta com a admiração e a confiança do velho Shugaba de Rios. Ela participa brilhantemente da batalha do Rio Shiru, quando os expedicionários se deparam com o fabuloso Iku Turso, criatura terrível e poderosa que habita os rios de Yankin. Nessa batalha, muitos Mazaunin perdem a vida.

O bastão é uma arma simples, consistindo em um pedaço de madeira resistente que mede entre um e dois metros de comprimento. Versátil, permite atacar e defender com a mesma eficiência, seja em campo aberto, seja em ambientes fechados. Embora desprovido de pontas (como a lança), é mortal se manuseado com técnica e direcionado a partes sensíveis do corpo, como a garganta, por exemplo. Pode, facilmente, destroçar a laringe do oponente, cegá-lo, provocar-lhe traumatismo craniano e, desta forma, matá-lo.

Jaghatyuán é perfeitamente capaz de, sem grande esforço, arrebentar os ligamentos do ombro do oponente, inutilizando-lhe o braço, ou quebrar-lhe o joelho, para que não mais consiga permanecer de pé, destruir-lhe o nariz com um golpe seco ou enfiar-lhe a extremidade do bastão na boca, quebrando-lhe todos os dentes e, eventualmente, danificando seriamente sua garganta. O que parece difícil ou impossível para nós, pessoas comuns, numa luta com o bastão, é natural e simples para essa guerreira lendária.

A Dançarina do Vento é muito respeitada, sobretudo, devido a suas excelentes habilidades de luta e sua discrição quanto a assuntos que não lhe dizem respeito diretamente. Ela está presente em alguns dos eventos mais marcantes da trilogia, embora, na maioria deles, de modo discreto e silencioso. É uma bela personagem, que, certamente vai atrair a simpatia e o carinho dos(as) leitores(as).

Quer conhecer melhor a Dançarina do Vento? Junte-se ao Clã!

Publique seu comentário

Leia também