AMBIÇÃO E SOLIDARIEDADE

0
449

Os mais variados temas do cotidiano de qualquer sociedade são abordados de modo claro e aparentemente despretensioso na trilogia épica dos Mazaunin. Entretanto, toda a intencionalidade da construção textual da obra se manifesta a partir dos vários olhares que são lançados sobre determinado assunto. Neste texto, chamamos a atenção do leitor para dois elementos muito evidentes na natureza humana e, por conseguinte, nas relações sociais: a ambição e a solidariedade.

É incontestável que a literatura retrata de modo amplo e profundo a ambição humana. Em A Honra do Clã não é diferente. A ambição se revela na vida de alguns personagens, ora de modo positivo, ora de modo negativo. A ambição por poder e riqueza é um poderoso motor de ações e tem como consequência assassinatos, guerras e conflitos de várias espécies. O anseio de alguns indivíduos por dominarem sobre os outros, de serem senhores do destino alheio, marca a conduta de determinados personagens de maneira assaz evidente. Muita coisa nesta narrativa eletrizante se desenrola em torno da ambição de personagens magnificamente construídos, que fazem o leitor refletir sobre a natureza humana.

Paralelamente, o conceito de solidariedade perpassa a esfera da relação de fraternidade entre as pessoas para abranger aspectos da vida em sociedade como a economia, a política, a religião, entre outros elementos fundamentais das relações humanas. A Honra do Clã discute intensamente este elemento fundamental para a coesão social e o próprio desenvolvimento das sociedades. Na trilogia, a solidariedade é tratada como princípio e as reflexões a respeito de sua importância fundamental atravessa algumas relações pessoais bastante significativas.

No decorrer da leitura, o tema da solidariedade humana desponta aqui e ali numa relação intrínseca com a fraternidade, enquanto elemento que une as pessoas e produz coesão social. O equilíbrio oriundo desse princípio de solidariedade é perfeitamente visível no modo de vida de alguns personagens. Assim, do mesmo modo que a ambição realiza seu propósito no espírito da narrativa, a solidariedade oferece aos leitores a oportunidade de refletir e comparar os diversos estilos de vida da história contada na trilogia com a realidade.

Venha conferir. Junte-se ao Clã!

Publique seu comentário

Leia também