NESSA PROSA TEM POESIA

0
151

Ao escrever o prefácio de Os Tentáculos da Terra, o Livro Dois da trilogia A Honra do Clã, o poeta Esechias Araújo Lima observou:
“Otávio Paz, poeta e crítico mexicano, escreve, em O Arco e a Lira, que ‘Os grandes livros – quero dizer, os livros necessários – são aqueles que conseguem responder às perguntas que, de um modo obscuro e não as formulando inteiramente, são feitas pelo resto dos homens’. Pronto. Está aí – entre tantas – uma razão para N. O. C. Dutsen ter escrito o OS TENTÁCULOS DA TERRA, Livro Dois de A HONRA DO CLÃ: a busca por respostas. É uma obra densa porque destrinça questões complexas, como justiça social, preconceitos, sentimento de pertencimento, entre outras. Mas, ao mesmo tempo, tem a leveza e o fluxo poético-conceitual das produções inesquecíveis. Mormente quando ele se permite – vezes em meio a lanças, facões, braços e cabeças rolando pela terra – tomar o atalho luminoso da poesia e dar uma demão de verniz lírico à prosa.”
Inegavelmente, a narrativa de A Honra do Clã, embora repleta de aventura e fantasia e dotada de elevada carga de dramaticidade, proporcionando ao leitor uma leitura intensa e cheia de emoção e suspense, possui muita poesia. A beleza com que são expostos sentimentos e descritos lugares e situações faz com que o leitor, muitas vezes, dê uma pausa para reler uma frase, saborear a beleza estética do texto que brinca com seus sentidos.
Prosa e poesia são elementos que combinam perfeitamente. A poesia é universal em todos os sentidos, inclusive na forma, não se limitando à escrita em versos. A boa prosa, quando repleta de poesia, é capaz de acariciar os corações dos leitores e proporcionar uma leitura que também encanta pela beleza e pela elegância da linguagem.
A Honra do Clã pretende ser, pois, um desses livros que atingem em cheio os leitores, seja pela força da narrativa, pela profundidade dos personagens, pelas incríveis descrições dos lugares e paisagens, pelas magníficas cenas de lutas épicas, verdadeiramente cinematográficas, mas também pela beleza de toda a poesia que emana de suas páginas.
Vale a pena conferir! Junte-se ao Clã!

Publique seu comentário

Leia também