RADIOGRAFIA DE UMA LEITURA

A Honra do Clã é resistência! Denunciar a institucionalização da miséria é resistir; expor a naturalização do preconceito é resistir; defender o respeito às árvores, aos rios, aos animais, ao planeta é resistir; cantar um hino à igualdade entre as pessoas é resistir; respeitar as diferenças culturais é resistir; pensar uma sociedade mais justa é resistir; assumir a responsabilidade pela proteção e cuidado das crianças é resistir; cantar a ética da liberdade, da alegria, da vida, da esperança é resistir!
Muitas outras questões fundamentais para a sociedade contemporânea são levantadas, discutidas ou simplesmente trazidas à tona para que o leitor reflita e elabore — ou aperfeiçoe — sua compreensão sobre os temas. O papel da religião nas sociedades, a questão crucial da fé, o meio ambiente, tudo vibra e salta aos sentidos na leitura da obra.
A Honra do Clã desenvolve sua narrativa em torno de valores que são inafastáveis das relações entre os diferentes povos e culturas que compõem seu mosaico social. Enquanto muitos dos costumes são particulares, específicos, as práticas políticas e sociais encontram diferentes expressões, e certas crenças são peculiares a esta ou aquela Região. Alguns aspectos basilares se estendem por todos os grupos sociais, se disseminando por toda a geografia de Nahiyar e Yankin, com maior ou menor penetração, com maior ou menor intensidade, porém, influenciando e moldando cada cultura.
A desigualdade social é um dos grandes problemas do nosso tempo. A Honra do Clã não ignora essa questão! Desde O Legado do Profeta são suscitados aspectos relacionados à desigualdade social e a abordagem é feita sob pontos de vista diferentes, para levar os leitores e leitoras à reflexão sobre o assunto. Pobreza, riqueza, fome, abundância, educação, religião — e religiosidade —, política, costumes, tudo está ali, real, palpável, visível, uma teia complexa a envolver e determinar as relações entre os Mazaunin de todas as Regiões.
A morte também está presente de modo pungente na história dos Clãs, em suas cidades e na expedição que explora as terras inóspitas do continente fantástico, em busca do destino de um povo. O medo e a coragem andam lado a lado, o altruísmo e a cobiça, numa narrativa épica que transporta o leitor para um universo novo, rico, marcante e profundamente real.
Junte-se ao Clã!
(77) 99777-1111






