O PAPEL DA LITERATURA

0
443

Muito se tem dito a respeito do papel da literatura na sociedade e também para o desenvolvimento individual das pessoas. De fato, a literatura tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento da humanidade. Desde a invenção da escrita até nossos dias, o conhecimento humano tem se perpetuado, em grande parte, por intermédio da literatura.

A escrita desempenha papel fundamental não apenas no registro da História e na transmissão de conhecimentos, como também na troca de informações e no lazer, entre outras finalidades, obviamente. A literatura, portanto, vai muito além da literatura científica, informativa, histórica, técnica e perpassa todo esse universo fabuloso da poesia e da literatura ficcional.

Já falamos, em outro dos nossos posts, sobre a questão da ficção e realidade, até onde vai a realidade na ficção e vice-versa, como ambas se entrelaçam e se complementam em uma obra literária que é classificada puramente como literatura de ficção.

Você lê Oliver Twist, de Charles Dickens, ou Vinte Mil Léguas Submarinas, de Júlio Verne, ou O Cortiço, de Aluísio Azevedo e se vê diante de uma ficção que é pura realidade… E então, vê que essas obras magistrais não apenas contam uma história, mas trazem um olhar peculiar sobre a realidade e, de algum modo, influenciam o mundo real, não raras vezes transformando-o.

É verdade que quem lê um livro não é mais a mesma pessoa de antes de lê-lo. O livro tem essa magia de mexer com nossos pensamentos, ampliar nossa visão de mundo, nos fazer pensar de algum modo que não pensávamos antes. O livro é um agente transformador e quanto mais o livro nos faz refletir, quanto mais nos leva a pensar, a questionar o mundo, mais importante ele será na nossa constituição como seres sociais — que todos somos.

A Honra do Clã — essa trilogia apaixonante — e, nesse momento, particularmente o Livro Um — O Legado do Profeta — traz exatamente essa coisa intrínseca do livro que é mobilizar nossos pensamentos, suscitar nossas emoções, contar uma grande história e provocar reflexões valiosas, essenciais para o indivíduo e para a sociedade.

As sociedades humanas têm demonstrado, no decorrer do tempo, a importância da literatura no seu desenvolvimento. O pensamento tem sido enriquecido, compartilhado, o conhecimento tem se propagado, o modus vivendi de milhões e milhões de pessoas tem sido, incontestavelmente, influenciado e mesmo moldado pela literatura. O valor que essa arte fundamental tem no seio da humanidade transcende ao tempo e ao espaço, porque é essencialmente humana e impacta, igualmente, a mente e o coração das pessoas.

A literatura é tão importante que é uma categoria específica do Prêmio Nobel.

Publique seu comentário

Leia também